O mais antigo hotel de Vila Nova de Famalicão renova-se

26 Junho, 2020

Uma nova história de 50 anos.

O Grupo Moutados é uma história familiar com mais de 50 anos. Foi pela mão de Domingos e Laurinda Silva, hoje com 86 anos, que se começou a escrever esta bela história de empreendedorismo, mas também uma história de família, que tem o hotel quase como casa.

Em 1969, o primeiro negócio da família foi uma pequena tasca que, pela localização e pelo seu serviço, rapidamente ganhou fama tornando-se um ponto de paragem obrigatório de quem, por qualquer razão, visitava Vila Nova de Famalicão.

No final dos anos setenta, onde agora está edificado o hotel, Domingos e Laurinda Silva investiram as poupanças de vida numa residencial de 18 quartos, onde pernoitavam viajantes que passavam dias na região. A tasca foi transformada num ampliado restaurante, afamado pela qualidade dos cozinhados típicos da região minhota.

A experiência adquirida e a crescente procura, fê-los avançar com o projeto de construção de um hotel, inaugurado em 1985. A torre de cinco andares com 45 quartos passou a ser a escolha de quem visitava Famalicão em turismo ou lazer.

2020, a mesma família, um novo hotel

O novo Moutados está a nascer com nova cara e apresenta um investimento de 1 milhão e meio de euros. A remodelação das áreas vai deixar o hotel com 35 quartos e 5 suites. Todos os locais comuns serão remodelados e serão ainda criados espaços dedicados a reuniões de trabalho e negócios. O hotel pretende manter uma relação permanente com os clientes, num espaço de bar e lounge.

Na reconstrução do hotel foram tidas em conta questões associadas à eficiência energética e conforto acústico e térmico que culminam numa experiência de comodidade ao cliente. Associamos ainda tecnologia que permite ao cliente controlar todos os equipamentos eletrónicos presentes no quarto num só comando, e, por exemplo, fazer check in online e receber a chave do quarto no seu telemóvel, evitando assim qualquer contacto com a equipa do hotel ou outros clientes.

O Grupo Moutados tem neste momento 20 colaboradores, tendo como objetivo criar mais postos de trabalho gradualmente, de forma a responder às necessidades dos seus clientes.

Esta quinta-feira, numa cerimónia onde esteve o Presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão Paulo Cunha, o Grupo Moutados apresentou o projeto de renovação do edifício e obras em curso, assim como toda a reformulação no branding e imagem corporativa.

O autarca elogiou a família responsável pela unidade hoteleira, por ter mantido de pé um projeto começado em janeiro e que «não desistiu» de o concretizar, mesmo em tempos de crise devido à Covid-19.

«Este é um projeto infraestruturante e sem o qual muitos outros projetos não teriam começado em Famalicão. Foi importante na década de 80 e  90 e agora, ver esta empreitada de renovação a avançar e, no contexto em que vivemos, ver que não há nenhuma suspensão do investimento – e  isso podia muito bem acontecer – é uma boa notícia. É um investimento essencial para Famalicão, não só pela qualificação da resposta que se dá aos clientes, como pelo sinal que se dá aos agentes económicos», sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Famalicão.

Manuel Silva da administração do Grupo Moutados salientou a história de família, a ligação do hotel à cidade, características que vão preservar. Havia, diz, uma necessidade de modernizar a estrutura do hotel e é isso que vai mudar. «Hoje há uma oferta muito diversificada e necessitávamos de projetar o hotel para o futuro, com infraestruturas adaptadas aos nossos clientes habituais, e com comodidade e conforto». Questionado sobre o momento da renovação, Manuel Silva lembrou as quebras que o setor da hotelaria e turismo tem sofrido, mas que a resiliência fez o Grupo Moutados manter de pé todo o investimento previsto. «As quebras na receita foram muito significativas, mas agora é tempo de retomar com maior determinação. Famalicão é uma cidade empreendedora e competitiva e queremos acompanhar esta dinâmica no hotel, e assim também fazer o nosso crescimento».

O Grupo Moutados prevê ter concretizada a 1ª e 2ª fase do projeto - que diz respeito à renovação dos cinco pisos de quartos e áreas sociais do hotel - até ao final do ano.

Reservar